quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ACESSE O SITE E LEIA NA ÍNTEGRA A CARTA DE REPÚDIO AS DECLARAÇÕES DE MENBROS DO MP DO TCU SOBRE REVISÕES DE ANISTIA

ACESSE O SITE

http://www2.camara.gov.br/portal/Camara/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/carta-aberta-ao-presidente-do-tcu-sobre-proposta-de-revisao-das-anistias


Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Conheça a Comissão

Membros

Relatórios de Atividades

Imagens

Arquivos em Power-point, BrOffice, de Áudio, de Vídeo

Designação de Relatoria

Noticias

Projetos de Lei e Outras Proposições

Notas Taquigráficas

Instrumentos Internacionais de Direitos Humanos

Projetos de Lei e outras Proposições na Comissão

Subcomissões

Relatórios e Publicações

Notas Oficiais

Reuniões

Projetos na Área de Direitos Humanos

Eventos Realizados

Outros Portais

Legislação Nacional

Perfil Biográfico do Presidente e Vice-Presidentes

Seminário "Drogas, Redução de Danos, Legislação e Intersetorialidade”

Apresentações
Destaques
Secretaria Especial de Direitos Humanos . Rede Parlamentar Nac. de Dir. Humanos . Ética na TV . Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa . Info
Carta aberta ao presidente do TCU sobre proposta de revisão das anistias
Carta das comissões de Direitos Humanos e Minorias e das Anistias da Câmara dos Deputados.

Brasília(DF), 20 de agosto de 2010.

CARTA ABERTA

A Sua Excelência o Senhor

Ubiratan Aguiar

Presidente do Tribunal de Contas da UniãoBrasília(DF), 20 de agosto de 2010.



Senhor Presidente,

Vimos externar, como dirigentes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e da Comissão Especial das Anistias, ambas da Câmara dos Deputados, nosso veemente repúdio às declarações à imprensa emitidas por membro do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, anunciando intenção de "rever" as indenizações de anistias concedidas com base na Lei nº 10.559/02 pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.

Como sabe Vossa Excelência, essa lei regulamentou o artigo 8º das Disposições Transitórias da Constituição Federal de 1988, diploma que reconduziu o Brasil à rota da democracia e do respeito aos direitos humanos. Antes mesmo da Constituinte, a Campanha pela Anistia constitui-se marco da cidadania, episódio histórico em que o povo brasileiro, como protagonista, conquistou o regresso de seus filhos banidos pela ditadura.

As declarações de membro desse tribunal soam como negação de tais fatos históricos e, no contexto político, vem somar-se às vozes dos porões da ditadura que teimam em inverter as condições de vítimas e perpetradores de gravíssimas violações de direitos humanos. É como se, 40 anos depois daqueles tempos sombrios, ao invés de pacificação e reparação, as vítimas da ditadura fossem hoje, em pleno Estado de Direito Democrático, mais uma vez submetidas a novos tipos de sofrimento, desta vez na forma de suspeições descabidas e injustas, na forma de regressão naquilo que demorou 40 anos para ser reconhecido.

Se há o que rever daquela época nefasta são os crimes de Lesa-Humanidade praticados por aqueles que deveriam proteger a Nação Brasileira e que continuam impunes!

Não é possível quantificar as torturas, as perseguições, o medo e tantos sofrimentos que homens e mulheres dignos passaram por terem resistido ao arbítrio e à ditadura. O pedido de desculpas e a indenização com base em critérios republicanos e fundamentados na razoabilidade é o mínimo que o Estado deve fazer, ainda que tardiamente.

Por outro lado, nos parece que não cabe ao Tribunal de Contas da União avançar sobre atribuição que não lhe compete, sob pena de usurpação de poder. A harmonia da República reside no zelo à competência legal de cada um dos Três Poderes e seus órgãos auxiliares.

Certos de que Vossa Excelência - como Presidente do TCU e homem público que não só testemunhou a História da restauração da democracia, mas dela tomou parte - tomará as providências apropriadas para corrigir eventuais distorções.

Atenciosamente,

Deputada Iriny Lopes (PT-ES) - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Deputado Daniel Almeirda (PCdoB-BA) - Presidente da Comissão Especial das Anistias

Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) - Relator da Comissão Especial das Anistias

Nenhum comentário: